Filmes assistidos, avaliações e os melhores de cada ano:

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004



Cobertura da Mostra Tiradentes – SP 2016


(Por Alexandre Arroyo, publicado em 20/03/2016)



Estive em São Paulo nos dias 18 e 19/03/2016 para acompanhar a Mostra Tiradentes – SP, no Cinesesc. A minha avaliação do evento é a melhor possível, já que eu sou um grande fã do cinema brasileiro mais alternativo e nesse evento pude entrar em contato com obras bastante autorais, algumas até experimentais.

Essa é uma parceria do Cinesesc com a Mostra de Cinema de Tiradentes, que tem por objetivo trazer para São Paulo os filmes que foram exibidos na 19ª edição da Mostra, que ocorreu em Janeiro de 2016 nessa cidade mineira e que abriu o calendário audiovisual do país de 2016, apresentando o cinema contemporâneo brasileiro.

Os 4 filmes que assisti, Urutau, Banco Imobiliário, Tropykaos e Animal Político, me chamaram a atenção pela inteligência e pela criatividade de seus realizadores. São filmes que desafiam o espectador, tirando-o da zona de conforto.



Urutau (Rio de Janeiro) – aborda com coragem a questão da pedofilia, traz a história de um adolescente que vem sendo mantido confinado num pequeno quarto por 7 anos, enquanto é abusado física e psicologicamente pelo seu raptor. De acordo com o diretor Bernardo Cancella Nabuco, com quem conversei após a sessão, Urutau é uma ave que costuma se manter estática como forma de se camuflar, o que tem muito a ver com o personagem principal do filme.



Banco Imobiliário (São Paulo) – tendo a cidade de São Paulo como cenário, esse documentário lança um olhar sobre o funcionamento (o que acontece nos bastidores) do mercado imobiliário e os seus impactos na vida da cidade. Uma ideia original, que faz a gente enxergar o mercado imobiliário sob uma nova perspectiva.



Tropykaos (Bahia) – utiliza o sol e o calor característicos da região como um espécie de metáfora para questionar alguns dos principais símbolos da Bahia. O diretor do filme disse que recebeu muitas críticas no seu estado justamente por mexer com valores tão tradicionais da sua terra. O filme tem uma linguagem bem experimental e um senso de humor sutil e delicioso.



Animal Político (Pernambuco) – mais um incrível exemplar do cinema pernambucano, que já nos deu filmes como O Som ao Redor, Tatuagem, A História da Eternidade, entre outros. Em Animal Político, o diretor e roteirista Tião faz uma reflexão sobre o sentido da existência humana e a vida em sociedade. Posso afirmar que a complexidade dos temas tratados nesse filme é igualmente proporcional à criatividade com que o diretor os aborda (a referência ao filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço é sensacional). Aliás, o filme todo é genial.

Todos os filmes foram exibidos em pré-estréia na Mostra.



Artigos especiais

Matéria sobre cinéfilos

Trilhas Sonoras - Jerry Goldsmith:
"Eu ouço vozes" - Parte I


Retrospectiva: Tubarões no Cinema

Mostra Tiradentes – SP 2016

A série Penny Dreadful

Sessão dupla

Clássicos do cinema digitalizados

Meus filmes favoritos